10 Perguntas Que Vão Reinventar Como Começar uma Conversa em Inglês

Dicas de Inglês

10 Perguntas Que Vão Reinventar Como Começar uma Conversa em Inglês

Andy
Escrito por Andy em 30 de novembro de 2019
Junte-se a mais de 150k pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Conseguir começar uma conversa em inglês e manter um diálogo abre um novo mundo de possibilidades na área pessoal e profissional, além de te permitir conectar-se com pessoas do mundo inteiro.

Portanto, se você deseja descomplicar o processo de bater um papo em inglês com perguntas simples que destravam a conversa, continue lendo para descobrir como fazer isso.


Graças ao inglês, hoje é possível conversar com pessoas que não falam sua língua nativa. Isso lhe permite conhecer melhor culturas novas, fazer novos amigos, e aumentar sua chance de sucesso no âmbito profissional.

Porém, muitas pessoas travam na hora de começar uma conversa em inglês. Via de regra, não sabem quais as perguntas que devem fazer e o nervosismo logo toma conta do ambiente.

Isso é perfeitamente normal, mas não deve ser o motivo pelo qual uma pessoa deve deixar de tentar ter uma conversação com um falante nativo. Uma técnica que ajuda muito é tentar transformar o nervosismo em entusiasmo. Para fazer isso, é necessário tomar coragem e sair da sua zona de conforto.

Primeiramente, não fuja da conversa! Fale desde o início. Como sempre dizemos para os nossos alunos, é fundamental que eles busquem falar inglês desde o primeiro dia. Isso lhe fará se sentir realizado, e você ficará motivado para continuar aprendendo! Além disso, quanto mais você conversar em inglês, mais aprenderá sobre o idioma.

Sabendo disso, criamos um mapa com perguntas que te ajudarão muito a começar uma conversa em inglês. Em geral, são frases básicas que convidam a outra pessoa a participar do dialogo contigo. Envolver os outros lhe fará sentir-se mais confiante, e permitirá que a conversa flua naturalmente.

Vamos então entender quais são essas perguntas e como você poderia dar sequência à elas na conversa.

Como se Despedir em Inglês | Fale Como Um Nativo

#1. What do you do?

Essa pergunta simplesmente quer dizer “o que você faz?“. Em outras palavras, você está convidando a pessoa a falar sobre a vida dela, geralmente em relação ao trabalho ou estudos. É uma pergunta bem genérica e abrangente, e por isso é legal começar com ela.

Esse tipo de questionamento permite que a outra pessoa fale sobre ela mesma e, geralmente, os seres humanos amam fazer isso. A partir desse ponto, a conversa fica produtiva e você terá vários tópicos para discutir baseado nas informações que receber da outra pessoa.

#2. Where are you from?

A segunda pergunta que você pode fazer para começar uma conversa em inglês é falar “where are you from?“, que quer dizer “de onde você é?“.

Essa pergunta é interessante por dois motivos: O primeiro é que se a pessoa for de uma cidade diferente, você pode aproveitar a deixa e fazer perguntas complementares como “what’s it like there? (como é lá?)”, “do you miss it? (você sente saudades?)”, etc.

O segundo motivo é que se a pessoa for daquela cidade, pode pedir para ela te indicar lugares legais para você visitar. Nesse caso, poderia fazer perguntas como “where’s a good place to eat? (onde é um bom lugar para comer?)”, “what can I do for fun here? (o que tem de divertido para fazer aqui?)”, etc.

#3. What brought you here today?

Outra pergunta muito interessante é descobrir o motivo pela qual da pessoa estar naquele lugar. Falar “what brought you here today? (o que te traz aqui hoje?)” vai incentivar o outro indivíduo a falar sobre ele mesmo, e grandes são as chances dele retribuir a pergunta à você.

Esse tipo de pergunta é extremante útil para eventos de network, ou para quando estiver em lugares mais descontraídos como um bar ou uma praça pública.

Obviamente, você não perguntaria isso se o motivo da pessoa estar naquele local for evidente. Por exemplo, se estiver em uma festa de aniversário, é claro que a pessoa está lá por causa da festa.

#4. How do you know the host?

Ao contrário do item anterior, a pergunta “how do you know the host? (como você conhece o anfitrião [da festa])” é adequada de se fazer quando o motivo de alguém estar lá for óbvio. Nesse caso, o motivo geralmente é uma festa ou evento organizado por alguém mutualmente conhecido.

Fazer essa pergunta permite que a pessoa fale do relacionamento dela com o anfitrião da festa e como se conheceram. Já que o anfitrião provavelmente é um amigo em comum, vocês já terão algo sobre o que conversar.

Horas em Inglês | Saiba Como Falar

#5. What’s your favorite place to eat?

Vamos ser sinceros? Todo mundo adora falar de comida. É um assunto fácil de se discutir e uma excelente maneira de começar uma conversa em inglês.

Quando perguntamos onde alguém mais gosta de comer, abrimos uma oportunidade para aquela pessoa falar mais sobre ela mesma, e já vimos que isso é muito útil para desenrolar uma conversa.

Além disso, essa pergunta vai te forçar a decorar o nome de comidas em inglês, um passo fundamental no aprendizado da língua. Quem sabe, no processo dessa conversação, você pode acabar descobrindo lugares novos para comer?

#6. What are your hobbies?

Se você estiver se sentindo confiante, pode buscar levar a conversa para um novo rumo falando sobre os hobbies (passatempos) de alguém. Essa pergunta é boa, pois vai permitir que você conheça um lado mais pessoal daquela pessoa.

Outra vantagem de perguntar sobre os hobbies de alguém é que grandes são as chances de você ter um passatempo em comum. Se esse for o caso, vocês terão muito sobre o que conversar pela frente, pois esses assuntos costumam ir longe.

#7. What book or movie has influenced you the most?

A tradução dessa frase para o português é “Qual é o livro ou filme que mais o influenciou?“. Esse tipo de pergunta permite que você descubra um pouco mais sobre a pessoa sem que ela tenha que falar muito.

Por exemplo, se a resposta for sobre um livro que à influenciou, é seguro deduzir que aquela pessoa gosta de ler, e a partir desse ponto você pode falar sobre um livro que te marcou bastante.

Por outro lado, se a pessoa não gosta muito de ler, é possível que ela fale sobre um filme que a marcou mais. Nesse caso, procure você também falar sobre uma filme ou série que te influenciou bastante e explique o porquê.

#8. What do you normally do on weekends?

Perguntar o que a pessoa costuma fazer aos finais de semana geralmente é uma boa ideia pois permite que ela fale sobre coisas que vão além da rotina do dia a dia dela.

Imagine só, se a pessoa trabalha ou estuda de segunda à sexta, ela provavelmente tem uma rotina razoavelmente parecida durante a semana. Mas, se você pergunta sobre o que ela faz aos finais de semana, dá a chance de ela falar sobre suas atividades e passatempos que fogem do rotineiro.

#9. Who’s your biggest hero?

Em inglês, essa frase traz a ideia de “quem é seu maior herói?”. Essa pergunta é muito interessante porque ela pode levar a conversa para uma variedade de direções dependendo da resposta.

Por exemplo, pode ser que a pessoa fale o nome de um personagem famoso que marcou muito a história da humanidade. Mas, pode ser também que ela fale sobre alguém próximo a ela que a inspirou muito, como uma mãe ou irmão.

Essa pergunta vai permitir que você conheça mais a fundo os valores da pessoas, gerando uma maior conexão no diálogo. Além disso, vai te dar uma oportunidade de falar sobre quem é o seu maior herói ou heroína.

Both, Either e Neither | Entenda a Diferença

#10. What are the top items on your bucket list?

Por último, um assunto que vai te ajudar bastante a perder o nervosismo e ter uma conversa em inglês é perguntar sobre os itens que estão no bucket list de alguém. Pra quem não sabe, uma bucket list é uma lista de coisas que você deseja fazer antes de bater as botas (morrer).

Essa pergunta é legal porque ficamos reféns somente da imaginação. É nessa hora que o indivíduo pode falar sobre tudo o que gostaria de fazer conquistar nessa vida, mesmo que essas proezas sejam irrealistas. Isso deixará a conversa descontraída, e a pessoa conversando contigo vai gostar de saber que você está perguntando sobre os sonhos dela.


Afinal, conseguiu perceber como começar uma conversa em inglês é mais fácil do que parece? Na maioria da vezes, nós só precisamos nos preparar um pouco mais e irmos armados com as perguntas certas!

Talvez o que esteja te impedindo de começar uma conversa não seja o inglês em si, mas sim a timidez. Isso é normal, muitas pessoas são introvertidas e tem mais dificuldades de engatar um bate-papo. Se este for seu caso, leia este artigo que o Grammarly publicou sobre os 7 Practical Tips on How to Start a Conversation.

Que tal perder o medo e tentar falar inglês com alguém essa semana? Pode ser a primeira vez na sua vida que está fazendo isso, mas não importa.

Saia da sua zona de conforto e quebre o paradigma de que você precisa saber muito antes de começar a falar. Vá preparado com essas perguntas e estude um pouco as possíveis respostas. Para te ajudar, veja algumas frases que os americanos usam toda hora durante uma conversa para te ajudar a construir ideias.

Veja o quão longe você consegue ir em uma conversa, tenho certeza que vai se surpreender!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Replies to “10 Perguntas Que Vão Reinventar Como Começar uma Conversa em Inglês”

Bianca

Gostei muito! Arrasou no post, Andy!

Rafaela Ramos

I liked very much! I will study hard

Andy

I love your enthusiasm Rafaela! Se dedique bastante, todos os dias!