Como Falar e Escrever as Datas em Inglês

Dicas de Inglês

Como Falar e Escrever as Datas em Inglês

Andy
Escrito por Andy em 5 de agosto de 2020
Junte-se a mais de 500k pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O maior motivo de tanta confusão com as datas em inglês é que não existe um padrão universal pra isso. Cada país e região possui seu próprio formato de como expressar os dias da semana, meses do ano, as décadas e assim por diante. Por isso, é extremamente importante saber com quem você está lidando na hora de falar sobre esse assunto.

Escrevemos as datas em inglês de vários jeitos diferentes. No Estados Unidos é de uma maneira, no Reino Unido é de outra, no Canadá se usa uma combinação diferente dependendo da finalidade…

Sabendo disso, vamos te ensinar alguns pontos importantes sobre essa questão. Porém, vale ressaltar que no nosso blog o foco sempre é priorizar como as coisas são faladas no inglês dos EUA.

Para poder ter um entendimento pleno dessa aula, é extremamente importante que tenha um bom conhecimento dos números cardinais e ordinais em inglês. Antes de prosseguir, recomendamos que leia o artigo em destaque que trata desse assunto.

Formato das datas em inglês

De início, vamos esclarecer de uma vez por todas qual é a ordem do dia, mês e ano quando estamos escrevendo as datas em inglês. Definitivamente, essa é a dúvida que mais aparece entre os alunos.

No inglês dos EUA, o padrão é escrever primeiro o mês, depois o dia e o ano. No inglês britânico e australiano, o formato é igual ao que seguimos no Brasil (dia/mês/ano). Já o inglês Canadense é bem mais confuso pois usa uma combinação dos dois.

Para evitar toda essa confusão, foi criado o International Standard (Padrão Internacional). Nesse modelo, é recomendado escrever primeiro o ano, depois o mês e por último o dia.

Muitos países na Ásia já usam esse modelo. Porém, queremos te alertar que esse padrão ainda é muito desconhecido e grandes são as chances de alguém não te entender se optar em escrever assim. Por isso, até que o International Standard fique universalmente conhecido, nós recomendamos que use o formato de preferência de cada país.

Vamos ver como isso fica na prática? Por exemplo, como escreveríamos a data do dia de Natal (25 de Dezembro) em inglês?

  • Inglês americano 12/25/2020
  • Inglês britânico ➤ 25/12/2020
  • The International Standard 2020/12/25

Uma maneira de evitar confusão na hora de escrever é colocar o mês escrito por extenso. Por exemplo, na hora de elaborar um e-mail, ao invés de tentar adivinhar se deve colocar 4/6/19 ou 6/4/19, escreva:

  • June 4, 2019 para o inglês americano
  • 4th June 2019 para o inglês britânico

Essas são algumas diferenças entre o inglês americano e o britânico. No restante do artigo, vamos tratar especificamente das datas no inglês americano, pois é o mais diferente e o que costuma gerar mais confusão.

Falando dos anos

Em primeiro lugar, veremos como falar dos anos, pois é necessário entender a base. Via de regra, procure escrever o ano no formato de número cardinal. Porém, se o ano vier no começo da frase, escreva ele por extenso, pois começar uma frase com um numeral em inglês é considerado má escrita.

My son was born in 1994.
Meu filho nasceu em 1994.

Two thousand and eight was the best year of my life.
2008 foi o melhor ano da minha vida.

Uma dica é tentar nunca começar uma frase com o numeral para não precisar ter que escrever ele por extenso, pois fazer dessa forma pode ser cansativo e confuso.

Falando do mês e dia da semana

O próximo passo para falar sobre as datas em inglês da maneira certa é entender a lógica dos meses do ano e dias da semana.

Na hora de escrever, busque sempre usar os números cardinais. Porém, quando estamos falando a data, use números ordinais. Isso pode parecer um pouco contra-intuitivo, então vamos ver um exemplo para entender melhor.

O Brasil declarou sua independência no dia 7 de setembro de 1822. Como ficaria essa data em inglês? Falaríamos “September seventh eighteen twenty-two“, mas na hora de escrever seria “September 7, 1822“.

Não colocamos o “th” depois do número “7” (não escrevemos September 7th, 1822 no inglês americano), mas mesmo assim pronunciamos o algoritmo no modelo ordinal. Preste atenção também na colocação da vírgula, ela sempre fica entre o número do mês e o ano.

Existem duas exceções à regra. A primeira é quando estamos construindo uma frase usando a preposição “of“, e a segunda quando estamos falando de um dia específico sem mencionar o mês. Nessas horas, podemos escrever a data usando números ordinais.

My wife was born on the 9th of February.
Minha esposa nasceu no dia nove de fevereiro.

My wife was born on the ninth.
Minha esposa nasceu no dia nove.

Se optar em incluir o dia da semana na oração, coloque-o antes do mês e lembre de acrescentar a vírgula.

The president will give his final speech on Wednesday, April 4, 2021.
O presidente fará seu discurso final na quarta-feira, 4 de abril de 2021.

Percebeu que nos exemplos acima as palavras “February” e “Wednesday” estão em maiúsculo? Em inglês, os meses do ano e dias da semana são considerados substantivos próprios e sempre devem ter letra maiúscula.

Sua idade em inglês | Você tá falando isso errado

Lidando com décadas e séculos em inglês

Quando se trata das décadas, estamos nos referindo à um período de dez anos no tempo. Em português, falamos que alguém nasceu nos anos 90, ou que algum evento aconteceu na década de 50, etc.

Em inglês, existem algumas maneiras diferentes de falar sobre as décadas. Para exemplificar, vamos ver três jeitos diferentes de nos referir aos anos 80:

  • the ’80s coloque primeiro um apóstrofo, depois os dois dígitos da década seguido pela letra “s“.
  • the 1980s escreva o ano completo da década desejada seguido pela letra “s“.
  • the eighties escreva por extenso o nome na década.

Vamos ver como isso fica em uma sentença? Que tal falar “Eu nasci nos anos 80” em inglês? As três opções a seguir estão corretas.

  • I was born in the ’80s.
  • I was born in the 1980s.
  • I was born in the eighties.

Se quiser ser mais específico, você pode incluir o século nessa equação. Por exemplo, a década de 1920 seria “the nineteen-twenties“, a década de 1830 seria “the eighteen-thirties” e assim por diante.

Falar sobre os séculos em inglês é bem mais fácil, lembrando que se trata de um período de tempo de cem anos. Não se usa números romanos para falar sobre séculos em inglês. Se quiser escrever em numerais, escreva o século seguido pela letra “s” (ex: 1700s, 1800s, 1900s). Escrito por extenso fica assim:

  • the 1700s the seventeen hundreds (1700-1799)
  • the 1800s the eighteen hundreds (1800-1899)
  • the 1900s the nineteen hundreds (1900-1999)

Outra opção para falar dos séculos é usar a tradução literal, que é a palavra “century“. Nesse caso, você precisa usar os números ordinais.

  • the 17th century the seventeenth century (1601-1700)
  • the 18th century ➤ the eighteenth century (1701-1800)
  • the 19th century ➤ the nineteenth century (1801-1900)

Lembre-se também que tanto para décadas quanto para séculos, nunca devemos colocar um apóstrofo entre o numeral e a letra “s“, pois estamos falando de uma pluralidade de anos e não sobre o caso possessivo.


A princípio, pode parecer que falar sobre as datas em inglês é um tema simples. Porém, ao examinar o artigo, vemos que existem algumas distinções da maneira como escrevemos as datas em português que podem facilmente confundir o aluno.

Esperamos que essa aula tenha descomplicado esse assunto pra você. Queremos reforçar que quando o assunto forem as datas, o importante é saber com quem você está falando. Se estiver tendo um diálogo com um norte-americano, use o formato que ele está acostumado, se com um britânico, use o formato deles e assim por diante.

Conte-nos o que achou dessa matéria, estamos sempre à disposição para responder suas dúvidas aqui nos comentários.

Até mais!


Referências
IELTS
Grammarly
Cambridge Dictionary

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Replies to “Como Falar e Escrever as Datas em Inglês”

Emilly Ketuly

Me ensinou muito, não sabia basicamente nada sobre as datas em inglês. Agora ficou tudo mais fácil.

Andy

Very good! Keep it up 🙂

rejane castro

Amei.