Qual a diferença entre DID YOU e HAVE YOU em inglês?

Qual a diferença?

Qual a diferença entre DID YOU e HAVE YOU em inglês?

Andy
Escrito por Andy em 17 de março de 2020
Junte-se a mais de 150k pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Muitas frases em inglês proporcionam significados bem parecidos, o que costuma confundir bastante os alunos que estão tentando aprender o idioma. Sem dúvidas, este é o caso do tema de hoje. Por mais que a distinção entre esses dois termos seja sutil, posso lhe assegurar que existe sim uma diferença entre DID YOU e HAVE YOU em inglês.

A seguir, entenda alguns pontos importantes sobre essas duas expressões. Ao longo do texto, vai conseguir ver com mais clareza a diferença entre o DID YOU e HAVE YOU, mas também vai notar que existem ocasiões onde a interpretação é exatamente igual.

Between ou Among? Qual devo usar?

DID YOU

A expressão DID YOU é usada para fazer perguntas no Simple Past (passado simples). Via re regra, usamos esse termo para falar de algo que já se encerrou, uma ação que não tem uma conexão com o presente. Por estar no simple past, muitas vezes a frase especifica quando a ação aconteceu.

Did you apply for that job opening?
Você se inscreveu para aquela vaga de emprego?

Nessa frase, é entendido que a vaga de emprego não está mais aberta para receber novas aplicações. A ação já se encerrou, o sujeito quer saber se a aplicação para a vaga foi realizada. Veja outro exemplo:

Did you have lunch?
Você já almoçou?

Nessa oração, poderíamos assumir que o tempo para fazer a refeição terminou e não é mais possível almoçar. Vamos analisar uma última frase para conseguir entender bem.

For how long did you live in Canada?
Por quanto tempo você morou no Canadá?

Aqui, fica muito claro que a ação está finalizada. A frase evidentemente nos indica que o sujeito viveu por um período no Canadá, mas este já não mora mais lá.

Both, Either e Neither | Entenda a Diferença

HAVE YOU

A expressão HAVE YOU é usada para fazer perguntas no Present Perfect (presente perfeito). Por estar no present perfect, as ações com esse termo verbal geralmente têm uma certa conexão com o presente. Em outras palavras, a ação ainda continua acontecendo (não se encerrou).

Outro detalhe importante é que o verbo precisa estar no particípio. Se estiver olhando para uma tabela de verbos, são aqueles que estão na terceira coluna.

A seguir, vamos comparar o uso do HAVE YOU com as mesmas frases que usamos anteriormente com o DID YOU e ver a diferença:

Have you applied for that job opening?
Você se inscreveu para aquela vaga de emprego?

Nesta frase, é entendido que a vaga de emprego ainda está aberta. A ação começou no passado e continua até o tempo presente. Se o sujeito ainda não aplicou para a vaga, ainda dá tempo para aplicar.

Have you had lunch?
Você já almoçou?

Neste exemplo, o tempo para almoçar já começou mas ainda não se encerrou, ou seja, ainda é possível almoçar. Vamos para o último exemplo:

For how long have you lived in Canada?
Por quanto tempo você mora no Canadá?

Aqui, podemos perceber de forma nítida que o sujeito ainda mora no Canadá. Em outras palavras, a ação é contínua e não encerrou-se.

PARE de falar "I have 25 years old"

DATAS ESPECÍFICAS

Talvez a maior diferença entre DID YOU e HAVE YOU em inglês é quando a frase tem uma data definida para a ação. Se a oração mencionar um tempo específico, é necessário usar o DID YOU.

Did you go to school yesterday? → CERTO
Have you gone to school yesterday? → ERRADO
Você foi para a escola ontem?

Did you wash you car last week? → CERTO
Have you washed your car last week? → ERRADO
Você lavou o seu carro na semana passada?

Did you visit Moscow during the Cold War? → CERTO
Have you visited Moscow during the Cold War?
→ ERRADO
Você viajou para Moscou durante a Guerra Fria?

In 2009, did you travel to Australia? → CERTO
In 2009, have you travelled to Australia? → ERRADO
Em 2009, você viajou para a Austrália?

Em todos os exemplos listados acima, temos menção de uma data específica (yesterday, last week, 2009, etc). Se optar em não utilizar as datas, é preferível que use o HAVE YOU.

Have you washed your car?
Você lavou seu carro?

Have you travelled to Australia?
Você já viajou para a austrália?

ALÉM DA GRAMÁTICA

Com exceção à regra sobre datas específicas, as dicas mencionadas até então servem apenas como uma referência.

No texto, explicamos as estruturas gramaticais que apontam a diferença entre DID YOU e HAVE YOU, mas na prática os falantes nativos do inglês não seguem essas regras ao pé da letra. Por esse motivo, muitas vezes esses dois termos acabam sendo usados de forma intercambiável.

Por exemplo, seria muito comum ouvir alguém dizer “Did you have lunch yet?” ao invés de “Have you had lunch yet?“. A palavra yet (ainda) sugere que a ação ainda não terminou, portanto a opção correta seria usar o HAVE YOU, mas como vimos isso nem sempre acontece na prática.


Muitas dúvidas sobre o uso dos tempos verbais não têm uma resposta padrão. Às vezes, terá que buscar a resposta dentro da narrativa do texto, pois as frases anteriores podem indicar qual o tempo verbal correto que deve ser usado. Com o tempo, os estudantes da língua inglesa vão se acostumando com o idioma, o que ajuda muito a entender a diferença entre o inglês ensinado nas escolas e aquele falado no dia a dia entre falantes nativos.

Gostou de aprender mais sobre a diferença entre DID YOU e HAVE YOU em inglês? Se ainda estiver com alguma dúvida, pergunte para nós no espaço abaixo ou consulte um bom dicionário.

Until next time!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Replies to “Qual a diferença entre DID YOU e HAVE YOU em inglês?”

Marcelle Esmitiz

eu amei, é muito fácil compreender da forma como vocês colocam nos textos e videos do canal no youtube.

eduarda_linda2014@hotmail.com

SMI