Esportes Mais Praticados nos Estados Unidos

Cultura Americana

Esportes Mais Praticados nos Estados Unidos

Andy
Escrito por Andy em 29 de abril de 2019
Junte-se a mais de 500k pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

No texto de hoje, vamos tratar dos esportes mais praticados nos Estados Unidos. Se você já parou alguma vez na vida para assistir as olimpíadas, você sabe que os americanos mandam muito bem quando o assunto é esporte. Ano após ano os gringos lideram o quadro de medalhas, vencendo diversas modalidades e dando um verdadeiro espetáculo pro mundo. Pra se ter uma noção, em 2016 nos jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, os EUA terminaram em primeiro lugar com 121 medalhas. O segundo colocado? Foi a Grã-Bretanha com 67, quase metade do número de medalhas dos norte-americanos.

There Is e There Are | Qual a diferença em inglês?

Em contrapartida, quando o assunto é futebol (aquele jogado com os pés), os gringos deixam muito a desejar (equipe masculina). Os EUA jamais ganharam uma Copa do Mundo, sua melhor contribuição foi em 1930 quando ganharam a medalha de bronze. A Major League Soccer (MLS), que é a campeonato nacional dos americanos, tem crescido mais há pouco tempo, mas ainda é fraca quando comparada aos campeonatos europeus.

Alguns acham isso um pouco estranho, como um país com muitos recursos e talento pode desapontar tanto no que é discutivelmente o maior esporte de todos? Isso acontece porque os americanos tem os olhos voltados para outros esportes. Nos EUA existem 4 grandes esportes (The Big Four Sports) que tradicionalmente tem dominado o ramo esportivo do país. Estes são os esportes mais praticados nos Estados Unidos. São eles que mais lotam os estádios, são mais televisionados, geram mais dinheiro para os clubes, recrutam os melhores jogadores do mundo e são disparadamente os mais populares entre os americanos.

Antes de analisarmos quais esportes são esses, vale a pena destacar duas curiosidades.

A primeira é o nome dado aos times nos Estados Unidos, que segue sempre o mesmo padrão onde colocam o nome da cidade/região mais o nome dado a equipe. Por exemplo, temos o Houston Rockets (Foguetes de Houston), que é a equipe de basquete da cidade de Houston nos EUA, ou o New York Giants (Gigantes de Nova York) que é um dos times de futebol americano da região, ou também o Detroit Tigers (Tigres de Detroit), que é uma equipe de beisebol da cidade de Detroit.

A segunda curiosidade dos Big Four Sports é que quando um time é campeão, os jogadores são premiados com anéis e não medalhas. A equipe leva um troféu grande para casa por vencer o campeonato, mas cada jogador da equipe campeã ganha um anel feito de ouro e diamantes personalizado com o logo do time.

A seguir, vamos analisar quais são esses Big Four Sports nos EUA, suas ligas, e alguns fatos interessantes sobre cada um:

American Football | Futebol Americano

Liga: National Football League (NFL)

Curiosidades: Para alguns é o maior esporte americano, e por muitos anos apenas os Estados Unidos tinham uma liga profissional. Existem 32 equipes que competem no campeonato que começa com a pré-temporada em agosto e termina em fevereiro no famoso Super Bowl, que é a final entre as duas melhores equipes. Um fato interessante é que a modelo brasileira Gisele Bündchen é casada com o Tom Brady, que é considerado por muitos o melhor jogador de futebol americano da história.

4 de Julho | Dia da Independência dos EUA

Basketball | Basquete

Liga: National Basketball Association (NBA)

Curiosidades: Esse é o esporte de um dos maiores atletas de todos os tempos, o Michael Jordan. O basquete é extremamente popular nos EUA, é muito comum ver quadras nos parques para as pessoas jogarem, e as vezes a própria calçada de casa acaba virando uma quadra. Existem 30 times que jogam na NBA, sendo o Boston Celtics o maior campeão de todos, vencendo o NBA Championship (a final da liga) 17 vezes.

Baseball | Beisebol

Liga: Major League Baseball (MLB)

Curiosidades: Existe uma probabilidade muito grande de você já ter visto alguém usando o boné do New York Yankees, talvez até tenha um em casa, isso porque eles são disparadamente a melhor equipe de beisebol do mundo. O esporte é mais parado e promove mais oportunidades de interações sociais. É comum ver famílias inteiras no estádio vendo o jogo, conversando e comendo um tradicional hot-dog. Além dos Yankees, existem mais 29 times que competem para chegar ao World Series, que é a grande final da Major League Baseball.

Hockey | Hóquei

Liga: National Hockey League (NHL)

Curiosidades: Dos 4 esportes, o hóquei talvez seja o mais inusitado e emocionante de ver. Praticado sobre o gelo, ele exige uma quantidade enorme de força, equilíbrio e velocidade. Como no futebol, os jogadores precisam marcar gols para pontuar, mas estes usam tacos chamados hockey sticks, e a “bola”, que na verdade é um disco duro de 170 gramas, é chamada de puck. O hóquei também é famoso por causar muitas brigas entre os jogadores, e o juiz geralmente permite que briguem por alguns segundos antes de separar a confusão. Hoje 31 equipes jogam entre si na NHL para tentar chegar na estimada Stanley Cup, que é a grande final do campeonato.


E aí, aprendeu algo novo sobre os esportes mais praticados nos Estados Unidos?

Deixe seu comentário abaixo e te vejo na próxima dica!


Referências
FourFourTwo
NEO Prime Sport

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *