Memorial Day | Conheça esse Feriado Americano

Cultura Americana

Memorial Day | Conheça esse Feriado Americano

Andy
Escrito por Andy em 20 de maio de 2019
Junte-se a mais de 500k pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Os Estados Unidos não têm muitos feriados oficiais como temos no Brasil. Enquanto aqui parece que todo mês temos uma data com algo para celebrar, para os americanos o país para poucas vezes por ano por conta das datas comemorativas. Um desses feriados gringos é o Memorial Day, e é sobre ele que vamos tratar hoje.

Como o Dia das Mães é Celebrado nos Estados Unidos?

Diferente do Natal e a Páscoa que são dias mais conhecidos e que também são celebrados no Brasil, o Memorial Day (Dia Memorial) não é tão famoso, mas é tão importante quanto qualquer outro feriado americano. Primeiramente, vamos falar um pouco sobre a história de como esse feriado começou. Em seguida, trataremos das tradições que o acompanham e como ele é comemorado atualmente.

História

O Memorial Day é o feriado mais solene dos EUA. É um dia para lembrar aqueles que deram suas vidas para defender a nação. A data celebra os soldados que morreram durante a Guerra Civil americana, que foi o episódio mais sangrento dos EUA. Nessa ocasião, mais de 600 mil militantes morreram. Quando a guerra chegou ao fim, pessoas do norte e sul dos EUA foram até o cemitério para colocarem flores e a bandeira americana no túmulo dos soldados que perderam suas vidas.

A cidade de Waterloo em NY foi a primeira que iniciou o Memorial Day no dia 5 de maio de 1866. Nesse dia, todas as lojas e empreendimentos da cidade fecharam as portas para honrarem aqueles que tinham dado sua vida na guerra. Esse evento inspirou um general americano chamado John A. Logan a unir o país inteiro para celebrar essa data. Então, no dia 30 de maio de 1868, os EUA comemoraram pela primeira vez como uma nação o Memorial Day. (Naquela época, a data era chamada de Decoration Day, que é Dia da Condecoração).

Durante os próximos 50 anos a data manteve mais ou menos o mesmo formato. No Memorial Day, os EUA honravam os soldados mortos na guerra civil americana. O problema é que as marcas da guerra eram profundas no país, e tensão ainda era grande. Os estados do sul dos EUA ainda se sentiam bem divididos do Norte, afinal eles perderam a guerra.

Foi então que aconteceu a Primeira Guerra Mundial. Pela primeira vez em muito tempo, o norte e sul do país se uniram de fato para combaterem juntos por uma causa maior. A guerra foi devastadora, os americanos perderam mais de 130 mil soldados nesse conflito mundial. Depois da guerra, o país passou a honrar no dia 30 de maio todos os soldados mortos em qualquer guerra americana.

Em 1971 o Memorial Day passou a ser um feriado nacional. Ao invés de ser celebrado no dia 30 de maio, o Congresso Americano mudou a data para a última segunda-feira do mês de maio, dando aos americanos um final de semana prolongado. No ano de 2000, o Congresso conseguiu aprovar o National Moment of Remembrance Act (Lei do Momento Nacional de Recordação). Esse ato pede que as pessoas parem às 15h no Memorial Day para lembrarem os soldados que deram suas vidas na guerra com um minuto de silêncio.

Páscoa nos Estados Unidos | Tem Diferença?

Tradições e Atualidade

Atualmente, o Memorial Day é o feriado que inicia, de forma não oficial, o verão nos Estados Unidos. A estação mais quente do ano só começa mesmo no final de junho, mas os americanos já iniciam essa fase do ano depois do feriado. É muito comum as famílias e amigos se juntarem para fazerem um tradicional American Barbecue, com hambúrguer e hot dogs. Por ser um final de semana prolongado, muitas pessoas acabam viajando nessa data.

Nessa data, desfiles e passeatas acontecem em todo o país. As comunidades locais se juntam para organizar o Memorial Day Parade. Nessas passeatas, soldados e veteranos de guerra de todos os ramos militares (exército, marinha, força aére, etc) marcham pelas ruas carregando diversas bandeiras diferentes. É muito comum a banda desfilar junto com os soldados tocando seus tambores e trombetas. Essa é uma maneira muito tradicional e patriota de honrar os soldados que deram suas vidas na guerra.

Outras tradições envolvem hastear a bandeira até a metade do poste como um sinal de luto. É comum também que pessoas visitem cemitérios, campos de batalhas e monumentos que foram erguidos em homenagem aos soldados mortos. No domingo que antecede o feriado, acontece o National Memorial Day Concerto (Concerto Nacional do Memorial Day) em Washington DC, a capital dos EUA. Esse evento é icônico e apresenta performances musicais de arrepiar. São apresentados documentários e discursos dramáticos que honram o serviço militar de todos os homens e mulheres. O concerto une o país em lembrança daqueles que deram suas vidas pela nação americana.


E aí, me conta o que achou do Memorial Day? Bem diferente dos feriados tradicionais que geralmente comemoramos. Não esqueça de deixar seu comentário e compartilhar com alguém que gostaria de saber mais sobre essa data importante dos americanos.

Até breve!


Referências

https://www.history.com/topics/holidays/memorial-day-history
https://en.wikipedia.org/wiki/Memorial_Day

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *