Natal nos Estados Unidos | Quantas Dessas Tradições Você Conhece?

Cultura Americana

Natal nos Estados Unidos | Quantas Dessas Tradições Você Conhece?

Andy
Escrito por Andy em 20 de dezembro de 2019
Junte-se a mais de 150k pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Natal nos Estados Unidos: é diferente do que no Brasil?

Você tem curiosidade de saber como os americanos celebram essa data tão importante?

Existem muitas semelhanças com o Natal brasileiro. Aliás, vai perceber que muitas das tradições que temos hoje foram importadas dos Estados Unidos.

Páscoa nos Estados Unidos | Tem Diferença?

Entretanto, existem algumas tradições únicas dos americanos que divergem bastante dos costumes natalinos brasileiros.

Quer saber quais diferenças são essas? Então continue lendo para entender tudo sobre como é celebrado o Natal nos Estados Unidos.


A Importância do Natal

O Natal é uma data especial para todos que comemoram esse dia. Os costumes e tradições podem variar bastante dependendo da região do mundo que estiver, mas os sentimentos de paz, celebração e festa são unânimes.

Não é a toa que a época do Natal nos Estados Unidos é chamado de “the most wonderful time of the year” (o tempo mais maravilhoso do ano).

A data tem raízes Cristãs, pois esse feriado religioso celebra o nascimento de Jesus Cristo. Por isso, muitos dos costumes do Natal estão relacionados com a fé.

Entretanto, nos dias de hoje, esse dia também possui uma conotação secular, onde se comemora a amizade com a família e amigos, além das tradições típicas como a do Santa Claus (Papai Noel) e Christmas tree (árvore de Natal).

Diferença Entre Natal nos Estados Unidos x Brasil

Geralmente, o Natal é um dia muito social. Na maior parte dos casos, as pessoas gostam de passar tempo com amigos e familiares para comemorar o feriado.

Muitas das tradições comuns do Natal podem ser agrupadas em algumas categorias. A seguir, vamos falar um pouco sobre a ceia de Natal, comidas natalinas, troca de presentes, decorações e outras atividades divertidas referentes ao Natal.

→ Ceia de Natal

Nos Estados Unidos, não se celebra a ceia de Natal na virada do dia 24 para o dia 25 de Dezembro. Enquanto que no Brasil toda a família se junta para comer um banquete no dia 24 de dezembro, o Christmas Eve (dia antes do Natal) é um dia relativamente normal para os americanos.

Via de regra, os americanos costumam assistir um filme de Natal no dia 24 com a família reunida. As crianças vestem seus pijamas natalinos, mas logo vão para a cama dormir porque o Papai Noel vai deixar os presentes debaixo da árvore naquela noite.

A ceia de Natal nos Estados Unidos acontece no almoço do dia 25 de dezembro. De manhã, as famílias abrem e trocam os presentes, enquanto que os amigos e parentes próximos vão chegando por volta da hora do almoço para comerem juntos a ceia.

5 Erros de Inglês "Aceitáveis" que os Falantes Nativos Cometem

→ Comidas Natalinas

Quando as famílias se reúnem no Natal, costumam fazer uma refeição grande e especial. Nessa ocasião, existem comidas muito típicas que costumam estar presentes na maioria das mesas dos americanos.

Para início de conversa, não existe Panetone nos Estados Unidos. Ao invés disso, ele fazem Gingerbread Cookies (biscoitos de gengibre). Estes costumam ser bem decorados no espírito de Natal.

Para o prato principal da ceia, costuma-se servir ham (presunto), mashed potatoes (purê de batata), turkey (peru), gravy (molho especial para carne), green bean casserole (caçarola de vagem), cranberry sauce (molho de cranberry), stuffing (espécie de farofa americana feita de pão) entre outros pratos.

Para a sobremesa, é comum servirem vários tipos de tortas. Por exemplo, nos Estados Unidos é muito tradicional servir apple pie (torta de maçã), cranberry crumble pie (torta de cranberry), pumpkin pie (torta de abóbora), spiced sherry pie (torta de cereja) e muitos outros.

Quando o assunto é bebida, os americanos são bem criativos. No Natal, uma das bebidas mais tradicionais é o eggnog, que é uma bebida feita com leite e ovos (adultos costumam adicionar rum ou conhaque). Outra bebida é o mulled wine, que é um vinho tinto com frutas e especiarias como canela.

Para finalizar, não podíamos deixar de falar sobre os diferentes tipos de candy (doces) que são tradicionais do Natal nos Estados Unidos. Além dos Christmas cookies (biscoitos de Natal), é comum comer candy cane (espécie de doce no formato de uma bengala), marshmallow, chocolates e vários tipos de doces feitos de peppermint (espécie de menta).

→ Troca de Presentes

Outra tradição comum do Natal nos Estados Unidos é a troca de presentes. Conforme mencionei acima, as famílias acordam na manhã do dia 25 de dezembro e se reunem para abrir os presentes que o Papai Noel deixou debaixo da árvore na noite anterior.

Como acontece no Brasil, as pessoas nos Estados Unidos também costumam embrulhar os presentes em um bonito wrapping paper (papel de embrulho). Além disso, existe a alternativa de deixar os presente dentro de gift bags (sacolinha de presente) bem decorados.

Para aqueles que desejam fazer uma troca de presentes com um grupo maior de pessoas, como no escritório ou com colegas de trabalho, é comum realizar um Secret Santa (amigo secreto) ou White Elephant (elefante branco).

Para o Secret Santa, cada indivíduo pega secretamente um papel com o nome de outra pessoa do grupo e compra um presente apenas para aquela pessoa.

Já o White Elephant exige que cada pessoa traga um presente de valor baixo e embrulhe sem que ninguém saiba o que é. Durante a troca de presentes, a pessoa pode escolher abrir um presente novo ou roubar o presente de alguém que já abriu o dela.

As 7 Maneiras Diferentes de Como Falar "De Nada" em Inglês

→ Decorações Natalinas

Uma das tradições natalinas que os brasileiros mais se inspiram nos americanos é referente à decoração.

Geralmente, as pessoas começam a fazer as decorações depois do Thanksgiving. Nos Estados Unidos isso é um assunto sério, os americanos dão tudo de si quando se trata de decorações natalinas. Eles costumam decorar todo o quintal e a casa, e os vizinhos competem para ver quem tem a residência mais bonita.

Os americanos também têm o hábito de montar uma árvore de Natal, só que a deles é de verdade! Isso mesmo, existem várias empresas que plantam pinheiros propícios para serem cortados e levados para dentro das casas para depois serem decorados.

As decorações mais comuns das árvores de Natal são os famoso ornaments (ornamentos). Estes têm um pequeno gancho para que você possa pendurá-los nos galhos das árvores.

A sala fica repleta de velas, laços, luzes e presépios para aqueles que são Cristãos. Além disso, as pessoas costumam deixar um bonito wreath (grinalda) na porta da frente.

Outra decoração que ficou famosa pela tradição que carrega é o mistletoe (visco). O costume é deixar essa planta pendurada em um lugar alto da casa. Quando duas pessoas ficam paradas debaixo do dela, elas precisam se beijar!

Por último, é importante falar sobre o Christmas stockings (meia de Natal). Via de regra, cada membro da família possuí seu próprio stocking customizado que fica pendurado em algum lugar da sala. Na noite antes do Natal, o Papai Noel enche essa meia de doces e presentes pequenos.

→ Outras Atividades Divertidas

Por último, vamos falar de algumas outras atividades divertidas que acontecem na época do Natal.

Algo que os americanos fazem bastante durante o mês de dezembro é cantar Christmas carols. Estas são canções de Natal; os vizinhos ou grupos de igreja se juntam e vão de casa em casa cantar músicas natalinas.

Nessa época do ano, acontecem também os Christmas parades, que são as passeatas e marchas natalinas. Estes eventos acontecem no país inteiro, e as famílias costumam ir às ruas ver o pessoal desfilar com os carros alegóricos, balões e bandas.

Além disso, os canais de TV também entram no espírito festivo. Filmes clássicos natalinos como Elf (Um Duende em Nova Iorque), Home Alone (Esqueceram de Mim) e A Christmas Story (Uma História de Natal) costumam passar na televisão.


No final das contas, o que achou do Natal nos Estados Unidos? Depois da leitura, fica fácil de identificar algumas diferenças bem nítidas dos hábitos natalinos.

Por outro lado, existem alguns costumes do Natal americano presentes no feriado brasileiro. Do mesmo modo, o povo brasileiro também têm suas tradições que são únicas do país.

5 Coisas Que as Escolas Ensinam Mas os Americanos Não Falam

Em suma, podemos concluir que o mais importante não é a maneira como cada nação celebra o Natal, e sim o que essa data significa e a união que ela traz.

Espero que tenha gostado do texto! Não esqueça de comentar no espaço abaixo nos falando o que achou, e compartilhe esse conhecimento com quem precisa.


Referências
U.S. Embassy
FluentU

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *