O que é a Black Friday? | De Onde Surgiu Esse Dia?

Cultura Americana

O que é a Black Friday? | De Onde Surgiu Esse Dia?

Andy
Escrito por Andy em 11 de novembro de 2020
Junte-se a mais de 500k pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O que é a Black Friday e como esse dia se tornou tão famoso para os varejistas e consumidores no Brasil? Desde 2010, a Black Friday se tornou um dos dias mais esperados do ano para aqueles que buscam fazer compras com descontos significativos.

No Brasil, essa data ainda tem uma conotação um pouco negativa por conta dos descontos que muitas vezes são enganosos. Expressões como “black fraude” ou “metade do dobro” se popularizaram porque muitos varejistas aumentam o preço um pouco antes e, no dia, voltam ao preço normal, anunciando como se fosse uma grande oferta.

Entretanto, em países como os Estados Unidos, Inglaterra e outros, essa data é muito significativa pois os descontos são reais (e grandes) e representa uma movimentação expressiva na economia.

Mas de onde surgiu essa data? A seguir, vamos entender melhor o que é a Black Friday e o que aconteceu ao longo da história para que essa data tivesse um peso tão importante. Você perceberá que houve uma nítida evolução no porquê dessa data possuir esse nome.

4 de Julho | Dia da Independência dos EUA

Primeiro uso do termo “Black Friday”

A primeira vez que o termo “Black Friday” foi usado não foi para se referir às compras de fim de ano, mas à uma crise financeira. No ano de 1869, dois indivíduos chamados Jay Gould e Jim Fisk, trabalhavam no mercado financeiro de Wall Street nos EUA.

Juntos, eles trabalharam para comprar a maior quantidade de ouro que conseguissem. O plano era criar uma escassez de ouro no mercado, fazendo com que o preço do metal subisse para que depois pudessem vende-lo por preços astronômicos.

Porém, no dia 24 de setembro daquele ano (uma sexta-feira), o plano se desfez e acabou tendo um efeito reverso. Naquele dia, o mercado financeiro entrou em colapso e levou muitos à falência. As marcas deixadas foram tão negativas que o dia ficou conhecido como “Black Friday” (Sexta-feira negra).

Black Friday nos anos 1950

Se pularmos 80 anos no calendário, chegaremos na história real do que é a Black Friday e como essa data ganhou seu nome. Nos anos 1950, a polícia da cidade de Philadelphia nos EUA começou a usar esse termo para descrever o que para eles era uma sexta-feira bastante conturbada e violenta.

Nos EUA, a Black Friday sempre acontece no dia após o Thanksgiving (Dia de Ação de Graças) e é considerado o início da temporada de compras de Natal. Porém, nessa época, o evento tinha esse nome por outro motivo.

Durante o final de semana prolongado do Thanksgiving, no sábado, costuma acontecer um grande jogo de futebol americano entre os times do Exército vs. Marinha Americana. Esse jogo, que acontece na cidade da Philadelphia, reúne milhares de fãs que acabam invadindo a cidade e causando muitos tumultos para os policias.

A história diz que nesse dia subiam os números de acidentes de carro, furtos nas lojas, pisoteio e instâncias de violência. Isso fazia com que os policiais precisassem trabalhar horas extras na sexta-feira pré jogo para controlar o caos, e essa conotação negativa fez com que eles batizassem o dia como “Black Friday“.

Vamos Falar de Dinheiro em Inglês?

Black Friday nos dias atuais

Até aqui, vimos o que é a Black Friday de um ponto de vista histórico. Como ficou evidente na explicação, no passado, o nome dessa data carregava consigo uma conotação um tanto negativa.

Em uma tentativa de converter esse sentimento ruim em algo bom, os comerciantes tentaram mudar o nome desse grande evento para “Big Friday“. O plano, porém, não deu certo. A essa altura, o nome “Black Friday” já tinha se popularizado entre as pessoas.

Os anos se passaram, até que os varejistas tiveram uma ideia de como reinventar a Black Friday e transformá-la em algo que trouxesse uma conotação positiva. Nos anos 1980, a história que começou a ser contada pelos varejistas era que depois de um ano inteiro operando com prejuízo (no vermelho), no dia da Black Friday as lojas supostamente teriam um lucro (entrou no preto).

No vocabulário financeiro, quando uma empresa está “in the red” (no vermelho) significa que ela está no prejuízo. Por outro lado, quando ela estiver “in the black” (no preto), quer dizer que está operando com lucro. Em outras palavras, por conta dos descontos, o balanço financeiros das lojas é alterado positivamente em um único dia por causa do grande volume de vendas realizado.

Tradições da Black Friday

A Black Friday tomou uma proporção tão gigantesca que hoje é comemorada em vários países ao redor do mundo. Nos EUA, existem algumas tradições que são bem marcantes desse dia.

Em primeiro lugar, a Black Friday praticamente virou um feriado oficial americano. O feriado mesmo é na quinta-feira no Thanksgiving, mas atualmente as empresas emendam o dia seguinte por conta da sexta-feira de compras.

Outro detalhe interessante é que além dos descontos enormes nos produtos, as lojas costumam abrir as portas para o comércio já na madrugada. Isso faz com que muitas pessoas acordem bem cedo para ir as compras, algumas nem dormem. Às vezes, os consumidores formam filas monstruosas na entrada das lojas para garantir que sejam os primeiros a entrar. Alguns inclusive chegam a levar barracas para dormirem do lado de fora da loja desde o dia anterior.

Um outro aspecto triste da Black Friday são as famosas brigas entre os consumidores para comprarem os produtos. A disputa para adquirir as coisas é tão grande que todo ano a polícia acaba tendo que prender as pessoas que se exaltaram demais na hora das compras.

A situação é tão séria que um site americano chamado Black Friday Death Count foi criado para registrar todos os incidentes violentos ligados a esse dia. Infelizmente, desde 2006, mais de 100 pessoas já foram feridas e 12 morreram por conta da violência e euforia ligados a Black Friday.

Hoje em dia, a temporada de compras se estende ao mês inteiro de novembro, tanto é que muitas pessoas se referem ao mês como “Black November“. Além disso, foi criado o Cyber Monday, um dia onde as empresas oferecem grandes descontos nos produtos online na segunda-feira logo após a Black Friday.

Como Escrever um Email Formal em Inglês | 5 Passos Práticos

O que é a Black Friday então atualmente? É um evento que praticamente se transformou em uma instituição, uma seita, onde o relacionamento entre os vendedores e consumidores é exacerbado ao mais alto nível. É o tempo mais importante do calendário de varejo, um verdadeiro fenômeno americano que se espalhou para os quatro cantos do mundo.


Referências
UOL
History
Business Insider

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *