Pronomes em Inglês | Tudo o Que Você Precisa Saber

Estruturas do Inglês

Pronomes em Inglês | Tudo o Que Você Precisa Saber

André Reimer
Escrito por André Reimer em 17 de agosto de 2019
Junte-se a mais de 100k pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A lição de hoje vai focar em te ensinar os princípios gramaticais dos pronomes em inglês. Essa parte da gramática é essencial para a língua inglesa, pois permite que as conversas fluem melhor e se tornem mais leves. Se não fosse pelos pronomes, o inglês seria muito mais repetitivo, e a comunicação seria cansativa.

5 Coisas Que as Escolas Ensinam Mas os Americanos Não Falam

Afinal, o que é um pronoun (pronome)? De forma simples, um pronome é uma palavra que toma o lugar do substantivo. Pode-se dizer que eles são uma pequena subcategoria dos substantivos. Para você entender melhor, veja o exemplo abaixo:

John isn’t coming to work today. John called the office this morning and said John was sick.
John não vem trabalhar hoje. John ligou para o escritório esta manhã e disse que John estava doente.

Na frase acima, “John” é o substantivo. Entretanto, reparou como a frase ficou cansativa? Isso acontece porque usamos o substantivo “John” 3 vezes no exemplo acima. Para resolver esse problemas, introduzimos os pronomes, é nessas horas que eles entram em ação.

Veja como a frase fica mais leve quando inserimos os pronomes:

John isn’t coming to work today. He called the office this morning and said he was sick.
John não vem trabalhar hoje. Ele ligou para o escritório esta manhã e disse que estava doente.

A frase está bem melhor de ler certo? No exemplo acima, substituímos o “John” pela palavra “he”. Em outras palavras, o pronome (nesse caso o “he”) toma o lugar do substantivo.

Existem mais de 100 pronomes em inglês. Em geral, os pronomes são divididos em 7 categorias diferentes, sendo que alguns se encaixam em mais de uma categoria. Por exemplo, na frase anterior usamos a palavra “he”, esse termo é considerado um personal pronoun (pronome pessoal). No decorrer do texto, vamos tratar tratar dessas 7 categorias dos pronomes. Porém, antes de darmos esse passo, precisamos entender o que são antecedents (antecedentes).

Antecedentes

Os pronomes são muitos versáteis, o mesmo termo pode se referir a várias coisas. Sem os antecedentes, fica difícil deduzir à quem o pronome está se referindo na frase. Veja o exemplo:

He said “be the change you want to see in the world”.
Ele disse “seja a mudança que você quer ver no mundo”.

Você deve estar se perguntando, mas quem é “ele” nessa frase? Você não sabe porque o contexto não lhe informou sobre o antecedente. Veja como fica a frase quando inserimos um antecedente.

Gandhi lead the nonviolent resistance in the campaign for India’s independence. He said “be the change you want to see in the world”.
Gandhi liderou a resistência não violenta na campanha pela independência da Índia. Ele disse “seja a mudança que você quer ver no mundo”.

Entendeu? Agora que introduzimos o antecedente na frase (nesse caso o Gandhi), sabemos à quem o pronome “he” se refere. Resumindo, um antecedente é uma frase nominal ou substantivo mencionado no início de uma frase ou história e que depois é substituído por um pronome.

Existem casos quando não é necessário introduzir de forma explicita um antecedente, desde que o contexto deixe bem claro à quem ou à que o pronome está se referindo. Essa conceito é semelhante à ideia do sujeito oculto no português.

Tendo isso em mente, vamos discorrer sobre os 7 tipos de pronomes em inglês.

Tough, Though, Thought, Through, Thorough e Throughout | Qual a Diferença?

Personal Pronoun | Pronome Pessoal

Um pronome pessoal é aquele que está associado principalmente a uma pessoa em particular, no sentido gramatical. Lembre-se que ele pode se referir a um objeto, animal, ou pessoa. Os pronomes pessoais podem ser divididos entre subjective (sujeito) e objective (objeto) pronouns, vamos entender melhor.

  • Subjective pronoun: Os pronomes pessoais subjetivos são pronomes que atuam como o sujeito de uma sentença. Em outras palavras, eles realizam a ação na frase.

    She drives the car.
    Ela dirige o carro.

    Nessa sentença, o pronome “she” é quem está realizando a ação de dirigir o carro, portanto o pronome é subjetivo.
  • Objective pronoun: Os pronomes pessoais objetivos são pronomes que atuam como o objeto de uma sentença. Em outras palavras, eles sofrem a ação na frase.

    The car is driven by her.
    O carro é dirigido por ela.

    Nessa sentença, o pronome “her” é quem sofre a ação de dirigir o carro, portanto o pronome é objetivo.

Algo que vai te ajudar a diferenciar os pronomes pessoais subjetivos e objetivos em inglês é entender o uso do who e whom. O “who” vai te apontar para os pronomes subjetivos, e o “whom” para os pronomes objetivos.

Singular Plural
Subjetive PronounsI, you, he, she, itwe, you, they
Objetive Pronounsme, you, her, him, itus, you, them

Relative Pronoun | Pronome Relativo

Um pronome relativo é aquele que é usado para referir-se a um substantivo mencionado anteriormente, seja ele uma pessoa, lugar, objeto, animal ou uma idéia. Eles também podem ser usados ​​para unir duas sentenças. Os pronomes relativos são who, whom, that, which, whose, whichever, whoever, whomever.

Demonstrative Pronoun | Pronome Demonstrativo

Um pronome demonstrativo é usado para apontar para algo específico dentro de uma sentença. Existem apenas 4 deles, e podem estar no singular ou plural.

Singularthis, that
Plural these, those

Indefinite Pronoun | Pronome Indefinido

Os pronomes indefinidos referem-se à um objeto, pessoa ou lugar não especificado na frase. Eles têm esse nome porque não indicam o objeto, a pessoa ou o local exato ao qual se referem.

Singular anything, anybody, anyone, everyone, everybody, each, either, everything, nobody, neither, one, nothing, no one, someone, somebody, something
Pluralmany, several, both, few
Singular ou Pluralmost, all, any, some, none

Reflexive and Intensive Pronoun | Pronome Reflexivo e Intensivo

Esses dois tipos de pronomes são bem parecidos e por isso se encaixam na mesma categoria. Pronomes reflexivos e intensivos sempre terminam em -self ou -selves, a diferença entre os dois é baseado em como estão sendo usados na frase. Uma dica fácil para distinguir entre os dois é lembrar que sem o pronome reflexivo seria impossível entender a frase por completo. Já os pronomes intensivos são usados para enfatizar uma ideia, mas nós conseguimos entender a frase sem eles. Veja o exemplo abaixo:

Sarah made herself dinner.
Sarah fez o jantar para si mesma.

No exemplo acima, seria impossível saber para quem Sarah estava fazendo o jantar sem o pronome “herself”. Ou seja, nesse caso “herself” é um pronome reflexivo.

Agora veja este outro exemplo:

Sarah made dinner for the guests herself.
Sarah preparou o jantar para os convidados ela mesma.

Nesse exemplo, seria possível saber que foi a Sarah quem fez o jantar para os convidados mesmo se retirássemos o pronome “herself”. Ou seja, nesse caso “herself” é um pronome intensivo, pois ele serve apenas para enfatizar a ideia que quem fez o jantar foi a Sarah.

SingularPlural
Primeira Pessoamyselfourselves
Segunda Pessoayourselfyourselves
Terceira Pessoahimself, herself, itselfthemselves

Interrogative Pronoun | Pronome Interrogativo

Um pronome interrogativo é usado para facilitar a tarefa de fazer perguntas. Ele pode ser usado para fazer perguntas diretas ou indiretas. Existem apenas 5 pronomes interrogativos, estes são: who, which, what, whose e whom.

Como se Despedir em Inglês | Fale Como Um Nativo

Possessive Pronoun | Pronome Possessivo

O pronome possessivo é usado para demonstrar posse, indica que algo pertence à alguém. Além disso, ele também é usado pra mostrar que algo ou alguém tem uma relação direta com outra pessoa.

Esse termo gramatical é separado entre possessive pronouns e possessive adjectives (adjetivos possessivos). É fácil distinguir um do outro, você só precisa lembrar que o possessive adjective sempre vem acompanhado de um substantivo. Veja o exemplo abaixo:

That’s my car.
Esse é meu carro.

Na frase acima, o pronome “my” é seguido pelo substantivo “car”. Ou seja, ele é um possessive adjetive.

Agora veja outro exemplo:

That car is mine.
Esse carro é meu.

Aqui, o pronome “mine” vem depois do substantivo “car”. Por isso, ele é um possessive pronoun.

Singular Plural
Possessive Adjectivehis, her, its, my, yourour, your, their
Possessive Pronounhis, hers, mine, yoursours, yours, theirs

Em conclusão, pode-se dizer que os pronomes em inglês são um dos elementos mais fundamentais do idioma. Claro, você não precisa saber qual pronome se encaixa em qual categoria para saber falar, mas entender a estrutra gramatical te ajuda a conectar os pontos e enriquecer seu conhecimento.

No texto de hoje, listamos os pronomes mais usados na língua inglesa. Outros ficaram de fora porque não são tão comuns, chegando a ser classificados como pronomes arcaicos. Se quiser uma lista completa, acesse esse link do The Free Dictionary.

Se você acha que se beneficiou desse conteúdo, deixe um comentário para nossa equipe no espaço abaixo. Esses feedbacks nos ajudam muito no desenvolvimento de materiais futuros para vocês!

Até breve.


Referências
Ginger
Grammarly
Cambridge Dictionary

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *